Sinais de que está na hora de trocar o piso de madeira

O piso de madeira é uma opção elegante e confortável, capaz de valorizar qualquer projeto de decoração. Contudo, com o passar dos anos, esse revestimento pode exigir manutenção ou troca. Você sabe quando é necessário trocar o piso de madeira?

Para ajudá-lo a responder essa pergunta, preparamos este artigo. Boa leitura!

A madeira é um material resistente que pode ser restaurado. Se o seu piso for de Jatobá ou Ipê, pode ser mais vantajoso restaurá-lo do que o substituir devido ao preço desses materiais. A restauração é feita por meio de raspagem, por isso, o piso precisa ter no mínimo dois centímetros de espessura. Se esse não for o caso do revestimento da sua casa, será necessário trocá-lo. Uma curiosidade importante é que geralmente o piso suporta até três restaurações, depois disso é melhor trocar o piso de madeira.

Trocar o piso de madeira pode ser a solução para quem não pode esperar a restauração, pois o processo de raspagem leva cerca de um mês. Essa demora pode gerar inconvenientes aos moradores, sendo preferível substituir o revestimento.

sinais-de-que-esta-na-hora-de-trocar-o-piso-de-madeira

É importante planejar

Contratar um profissional capacitado é fundamental para garantir que o piso seja bem instalado. Em alguns casos, o proprietário comprou um imóvel sem avaliar essa característica e isso pode custar caro. Nesse caso, o erro na instalação do revestimento pode gerar inconvenientes como rangidos, desníveis ou problemas relacionados ao acabamento. Em uma situação como essa, pode ser mais vantajoso trocar o piso de madeira.

Em caso de manchas ou partes trincadas, pode ser necessário apenas trocar a peça danificada. Para evitar problemas com o seu piso, atente-se a alguns cuidados simples:

  • Evite arrastar móveis

  • Não use produtos inadequados na limpeza do seu piso

  • Evite usar salto alto sobre o piso de madeira macia

  • Apare as unhas do seu cão, caso você tenha um pet

Como vimos neste artigo, manchas, rachaduras e perda de brilho são sinais que indicam que o piso precisa de manutenção, mas isso nem sempre significa que trocar o piso de madeira seja necessário. A substituição deve ocorrer quando o revestimento não pode ser restaurado ou quando o proprietário não pode esperar essa troca, por exemplo.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja Também