5 dicas para escolher o piso de madeira ideal

Você sabia que escolher a opção correta de piso laminado de madeira pode ajudar na valorização do seu imóvel? De acordo com uma matéria da Exame (disponível em: exame.com.br)  mostrou que aspectos ligados à decoração imobiliária podem valorizar a propriedade em até 30%.

Nesse sentido, escolher um piso laminado de madeira é fundamental, uma vez que essa alternativa custa menos do que um piso de madeira e é mais resistente do que o carpete de madeira.

Contudo, você sabe o que analisar na hora de escolher o piso ideal? Então, leia este artigo até o final!

Valorize sua decoração

Uma dúvida comum na hora de escolher o piso laminado de madeira é se ele deve ter a mesma cor da mobília. Apesar de parecer uma boa escolha para algumas pessoas, nós não recomendamos. Busque uma variação nos tons, nem que seja algo gradual, para evitar que o ambiente tenha uma aparência monótona.

5-dicas-para-escolher-o-piso-de-madeira-ideal

O contraste entre um piso mais escuro e móveis mais claros pode ficar bastante elegante. Para que essa ideia funcione, não se esqueça de analisar a iluminação do cômodo.

Agora que conceituamos a importância do contraste na escolha do piso com os móveis, vamos explicar algo igualmente importante que precisa ser planejado antes de comprar a mobília. Sempre considere a resistência do piso laminado de madeira. Para ser considerado um piso laminado, o material deve ter determinada resistência à abrasão — comprovada por meio de testes. Desse modo, os pisos podem ser divididos em quatro categorias: AC2, AC3, AC4 e AC5.

As duas primeiras são recomendadas para uso doméstico, sendo que os pisos AC2 são sugeridos para ambientes que receberão pouco tráfego de pessoas, como quartos e salas. Já os pisos laminados de madeira AC3 podem ser usados no hall de entrada ou corredores. As outras duas opções são de uso comercial como lojas e escritórios, uma vez que apresentam uma grande resistência ao desgaste causado pelo número de visitantes.

Continuando as explicações a parte mais técnica dos pisos, a temperatura é fundamental para contribuir com um ambiente adequado para seus interesses. Ao contrário do revestimento de cerâmica, o piso laminado de madeira é considerado de temperatura quente. Isso quer dizer que o morador não sentirá desconforto ao ter contato direto com o material em sua pele. É comum que essa opção de revestimento seja usada com o objetivo de trazer aconchego ao cômodo. Por essa razão, não é usual que pessoas usem esse tipo de revestimento em ambientes como áreas externas, por exemplo.

5-dicas-para-escolher-o-piso-de-madeira-ideal-2
Para realizar a limpeza do piso, é importante se atentar em alguns detalhes. O piso laminado de madeira deve ser higienizado com um pano úmido. Evite molhá-lo em excesso e jamais use equipamentos pesados como enceradeiras, esfregões etc. Caso você tenha um animal de estimação, adestre-o para que ele não faça suas necessidades no chão. Caso isso não seja possível, troque o piso laminado por uma opção mais resistente, como já mencionado anteriormente. Lembre-se de aparar as unhas do seu bichinho para evitar arranhões no seu piso.

Como vimos, o piso laminado de madeira é uma opção vantajosa para o seu imóvel, uma vez que traz todas as características da madeira, mas exige um investimento menor.

Depois de explicado as vantagens e os cuidados necessários, vamos acabar uma dúvida comum. Algumas pessoas afirmam que o piso laminado de madeira não oferece uma solução acústica, fazendo com que o vizinho do andar inferior se incomode quando um móvel é arrastado, por exemplo. Isso não é bem verdade. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que grande parte dos imóveis brasileiros não são projetados com o objetivo de oferecer um isolamento acústico adequado. O piso laminado pode apresentar uma redução de ruídos considerável se o instalador colocar corretamente a manta sob ele. Por isso, não se esqueça de contratar um profissional experiente para fazer essa instalação.

Veja Também